Arquivo diário 27/08/2025

A imcomprensível humildade

Muito falamos e admiramos a humildade, mas, boa parte dela que nos acompanha, se mistura com certos sentimentos de hipocrisia, do tipo “Meu Malvado Favorito 3”, em que o irmão do Gru, o Dru, diz que não liga para bens, apresentando como prova, seu pátio repleto de carros de luxo.

Esse mesmo sentimento de falsa humildade é como uma praga que invade nossos corações, e muitas vezes juramos, convencendo primeiro até nós mesmos, que estamos sendo humildes, mas na surdina, falseamos a humildade pelo nosso sentimento de controle, poder que desperta a arrogância do autocontrole pessoal.

A humildade é incompreensível, porque ela nasce da fragilidade de um olho d’agua, e por ser a mais pequena das coisas, a maioria dos homens não consegue percebê-la, porque o homem em seus pensamentos, traz em si que a força e o poder é brilhante em si mesmo, como vemos nos super-heróis, que brilham como laser, e emitem raios, e jamais acreditariam que a humildade contém a força e o poder, ao contrário, a tratam como fracasso, ou sinal de fraqueza.

Mas, a humildade é surpreendente e sempre se apresenta de forma pequena como nos é relatada na experiência vivida pelo Profeta Elias:

11O Senhor lhe disse: “Saia e fique no alto da montanha, diante do Senhor, pois Senhor vai passar”. Então aconteceu um furacão que de tão violento rachava as montanhas e quebrava as rochas diante de Senhor. No entanto, Senhor não estava no furacão. Depois do furacão, houve um terremoto. O Senhor porém não estava no terremoto. 12Depois do terremoto, apareceu fogo, e o Senhor não estava no fogo. Depois do fogo, ouviu-se uma brisa suave. 13Ouvindo-a, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e ficou na entrada da gruta (1Reis, 19,11-13).

Isso porque a estrutura da Vida contém a Força Fraca:
A força fraca é muito importante para a manutenção da vida na Terra, pois ela faz parte do processo de fusão atômica no Sol! Além disso, ela atua em todos os Férmions, sendo a única força percebida pelos Neutrinos. A Força Fraca possui dois bósons intermediadores: o W Bóson e o Z Bóson (UFRGS, s/d).

Agora lembrando a leve brisa a passar pelo Profeta Elias, conseguimos ver a Palavra, como partícula celeste sendo conduzida através de seu campo magnético (o Espírito), produz-se uma fusão imperceptível e incompreensível aos nossos olhos, como um cascalho de areia a se transformar em uma grande montanha.

19Filho, realiza teus trabalhos com mansidão
e serás amado mais do que um homem generoso.
20Na medida em que fores grande,
deverás praticar a humildade,
e assim encontrarás graça diante do Senhor.
Muitos são altaneiros e ilustres,
mas é aos humildes que ele revela seus mistérios.
21Pois grande é o poder do Senhor,
mas ele é glorificado pelos humildes
(Eclesiástico 3,19-21 – 22º Domingo do Tempo Comum – 31 ago. 2025.

A partícula é singela, que corre e se escorre, tornando-se um manancial:

10Derramastes lá do alto uma chuva generosa, *
e vossa terra, vossa herança, já cansada, renovastes;
11e ali vosso rebanho encontrou sua morada; *
com carinho preparastes essa terra para o pobre
(Salmo 67 [68],10-11 – 22º Domingo do Tempo Comum – 31 ago. 2025).

Esta morada é imperceptível e incompreensível, e para o homem que a acolhe, ela lhe dá seu regaço:

18Vós não vos aproximastes de uma realidade palpável:
“fogo ardente e escuridão, trevas e tempestade,
19som da trombeta e voz poderosa”,
que os ouvintes suplicaram não continuasse.
22Mas vós vos aproximastes do monte Sião
e da cidade do Deus vivo, a Jerusalém celeste;
da reunião festiva de milhões de anjos;
23da assembleia dos primogênitos,
cujos nomes estão escritos nos céus;
de Deus, o Juiz de todos;
dos espíritos dos justos, que chegaram à perfeição;
24ade Jesus, mediador da nova aliança
(Hebreus, 12,18-19.22-24 – 22º Domingo do Tempo Comum – 31 ago. 2025).

Conclusão

A humildade e a força fraça que funde o amor em nós, como um fermento misturado na farinha ela cresce, até quando fugiremos dela como matéria escura, para agarrarmos aos devaneios das luzes dos lasers que nos cegam?

Será que conseguiremos algum dia renunciaremos ao nosso autocontrole para desejarmos sermos os últimos, ao invés de querer sermos o primeiro? A renúncia significa permitirmos que a Palavra, como Força Fraça aja e atue em nós, e permanecemos na certeza de que a impotência que nos sufoca tornará o cascalho de areia na admirável montanha.

Porque quem se eleva, será humilhado
e quem se humilha, será elevado”.
12E disse também a quem o tinha convidado:
“Quando tu deres um almoço ou um jantar,
não convides teus amigos, nem teus irmãos,
nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos.
Pois estes poderiam também convidar-te
e isto já seria a tua recompensa.
13Pelo contrário, quando deres uma festa,
convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos.
14Então tu serás feliz!
Porque eles não te podem retribuir.
Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos
” Lucas, 14,11-14 – 22º Domingo do Tempo Comum – 31 ago. 2025).

Esta partícula d’água, que se torna rio, parece ser tão insignificante que insistimos em não dar atenção, permanecendo no mundo das ilusões, abra o teu coração, não tente controlar, apenas viva sem saber como está acontecendo em você, e experimente este milagre, pois é o milagre do amor como canta Eurythmics em The miracle of love.

Referências

UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Glossário – Força Fraca. Disponível em https://www.ufrgs.br/amlef/glossario/forca-fraca/. Acesso em 27 ago. 2025.