Este artigo apresenta no contexto da Festa de Pentecostes, o nosso protagonismo humano no Cosmos, como a gravidade e sua força trinitária (elétron, o múon e o tau), que formam nossos corpos a partir das estrelas, pois, os átomos que o compõem se procedem do Cosmos, ou seja, das estrelas, dos pulsares.
Por isso, é essencial para a nossa sobrevivência, a interação da nossa espiritualidade, como meio de guardar a memória do que nos estrutura física e psiquicamente, como se fosse um cordão umbilical que nos alimenta com o Cosmos, ou, um leito de um rio, porque, embora nos sintamos autônomos, não nos desligamos dele .
“Às vezes, quando olho para as pessoas, penso: ‘Uau, vocês são organismos tão incríveis e nossos átomos compartilham a mesma história profunda que remonta ao Big Bang’”, contou. Ele espera que os leitores reconheçam “que até mesmo a célula mais simples é incrivelmente complexa e digna de grande respeito. E todas as pessoas também são” (NELSON apud LEVITT, 2023, p. 1).
Mas não somos apenas uma composição física e química, porque se você acredita que toda a matéria, isto é, o físico e o químico começou por uma grande explosão, o “Big Bang” formando os átomos, que compõem o nosso corpo, é preciso, para um compreensão mais completa, ter em mente também, que o átomo não age por si só, não é auto-energético, mas, ao centro, ele tem um elemento interativo chamado “nêutrons”, que é constituído de massa próximo de zero, considerado como elementos fantasmagóricos, chamados neutrinos, que interagem com os elétrons e prótons.
Os neutrinos são partículas elementares incomuns porque interagem com a matéria por meio de apenas duas das quatro forças fundamentais – a gravidade e a força fraca (a força fraca pode permitir que um neutrino transforme um nêutron em um próton e um elétron). (…) Os neutrinos conseguem, basicamente, atravessar a matéria comum como se ela fosse quase transparente (…).
Em todos os outros casos, os neutrinos passam através da matéria ininterruptamente – incluindo os bilhões deles que atravessam nossos corpos a cada segundo! Como os neutrinos só interagem muito fracamente com nossos detectores, é extremamente difícil “vê-los” e medir suas propriedades. Devido às suas raras interações com a matéria, algumas pessoas chamam os neutrinos de “os fantasmas do universo” (…)
Os neutrinos são de três tipos ou “sabores” e interagem com três partículas elementares: o elétron, o múon e o tau (RYAN apud McDONALD, 2023, p. 1).
Assim, podemos compreender que, para que houvesse a grande explosão, capaz de formar a matéria química que estruturou o físico, antes dela, houve uma ação precedente dos neutrinos: como se fosse a de apertar o detonador da explosão.
E essa interação fantasmagórica continua agir em nós hoje, conhecida como a espiritualidade do ser, ou religião, que mantém uma relação cotidiana, ou amizade, entre a composição estelar que somos, como seres únicos, com o próprio Cosmos, para que jamais esqueçamos o que somos e da onde viemos.
“Nosso universo está inundado de moléculas orgânicas, muitas delas são precursoras das moléculas das quais somos feitos”, disse. “Então meu pensamento se alterna entre pensar que é muito improvável que criaturas como nós existam, e ao mesmo tempo achar que a vida deve existir em muitos lugares do universo” (ibid).
E isso completa os sentidos em nós no próximo domingo dia 08 de junho de 2025, em que é celebrada uma festa que vem desde os tempos antigos, originalmente chamada pelos judeus de “Festa da Colheita” (Êxodo 23,16), em que a comunidade se reunia e partilhava entre em si, uma parte do que produziu durante o ano, hoje conhecida como “Festa de Pentecostes”.
E, a tradição antiga chega ao dias atuais como festa de “Festa de Pentecostes” celebrada pela Igreja cristã, cuja memória espiritual foi introduzida pela liturgia celebrada no 6º Domingo da Páscoa, 25 de maio, em que o Senhor diz não esqueça de quem você é, guardando a Palavra consigo mesmo, porque o Espírito (neutrinos para a Astronomia), vos recordará tudo:
23“Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama, não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito.27Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes o que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isso, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis” (João, 14,23-25- 6º Domingo da Páscoa – 25 mai. 2025).
Portanto, se considerarmos o universo nas Escrituras Sagradas, como sinônimo de Terra, pois é a matéria (físico + químico), ao acrescentarmos a energia que produz a matéria, chegamos ao Cosmos, ou seja o Céu (neutrinos = força cinética na gravidade) e a Terra (físico e químico).
Assim, nossos sentidos se completam e já conseguimos entender a celebração de Pentecostes pela Igreja Cristã (Católica), como a força, como o rio celeste que nos alimentas (o Espírito) e constrói em nós pela Palavra, o Pão do Céu (Filho) a Verdade de Deus (Pai).
A Celebração de Pentecostes é a Força do Céus, a nos dar a Vida, porque a Palavra é Espírito em Vida:
49Eu enviarei sobre vós aquele que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto”. 50Então Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. 51Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu. 52Eles o adoraram. Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria. 53E estavam sempre no Templo, bendizendo a Deus (Lucas, 24-49-53 – Ascensão do Senhor – 01 jun. 2025.
Conclusão:
Se mantemos nosso alimentos pelo rio celestial, mantemos nossa interação com o Cosmos, e a Palavra é em nós Espírito e Vida, porque somos revestidos das forças dos Céus:
– 19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos” (Lucas, 19-23 – Ascensão do Senhor – 08 jun. 2025.
Não podemos esquecer o que disse McDonald, que somos “organismos tão incríveis e nossos átomos compartilham a mesma história profunda que remonta ao Big Bang”, por isso como a Banda Imagine Dragons, cantamos: Children of the sky – somos filhos do céu:
Referências:
NELSON, Bryn. Somos todos feitos de estrelas: a longa viagem do Big Bang ao corpo humano. In CNN Brasil – Tecnologias – 29/01/2023 – #cnnbrasil. Disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/somos-todos-feitos-de-estrelas-a-longa-viagem-do-big-bang-ao-corpo-humano/ Acesso em 04 jun. 2025.
RYAN. Neutrinos: as partículas “fantasmagóricas” que constroem nosso universo. In UNESP para Jovens 01 de novembro de 2023. Disponível em https://parajovens.unesp.br/neutrinos-as-particulas-fantasmagoricas-que-constroem-nosso-universo/.