Recentemente fui supreendido pelo assinador WebSigner da Softplan que parou de funcionar no Firefox, me obrigado a usar o Chrome, o incômodo ocorria quando para assinar documentos da Justiça do Trabalho tinha de usar o Firefox, pois não conseguia habilitar o certificado no Chrome, e quando tinha de assinar documentos para o Tribunal de Justiça de São Paulo, tinha de sair do Firefox e ir para o Chrome.
Mas a dificuldade em habilitar o certificado digital no Chrome, ocorre regularmente porque as orientações disponíveis são apontadas para o menu de configurações daquele navegador, pedindo para habilitar em Privacidade Segurança → Segurança → Gerenciar Certificados → HTTPS/SSL.
Toda vez que se tenta carregar o Certificado no formato p12, ele dá erro desconhecido.
A solução é a seguinte, se lembrarmos dos procedimentos do Firefox, ele vai pedir para primeiro habilitarmos o Dispositivo, sendo necessário nesse passo, indicar a biblioteca, no meu caso a libaetpkss.so, assim, o erro desconhecido que ocorre no Chrome acontece por falta dessa habilitação de dispositivo, antes de se habilitar o arquivo certificado .p12.
Graças a ao artigo publicado por Kamarada[1] em setembro de 2019, para usuários do Susi, consegui superar essa dificuldade ao qual reproduzo os passos a seguir:
Lembro aos internautas que os passos a seguir consideram que o dispositivo já foi instalado no Computador com todas as bibliotecas, e está funcionando normalmente em outro navegador, como o Firefox por exemplo.
Passo 1: Instale a biblioteca libnss3-tools
sudo apt-get install libnss3-tools
Passo 2: Vá para o diretório Home de sua Workstation
Passo 3: No terminal, no diretório Home digite o seguinte comando:
modutil -dbdir sql:.pki/nssdb/ -add “nome_do_token” -libfile /caminho/para/a biblioteca
Por exemplo no meu caso ficou assim:
modutil -dbdir sql:.pki/nssdb/ -add “GD_burti” -libfile /usr/lib/libaetpkss.so.3.5.4256
O programa modutil abrirá uma pequena janela de alerta informando que é necessário fechar o navegador, basta constatar se está fechado e clicar Enter:
Passo 4: Ainda dentro do diretório Home, é possível checar o carregamento do dispositivo com o seguinte comando:
modutil -dbdir sql:.pki/nssdb/ -list.
Passo 5: Agora sim, entre nas configurações do Chromium (preferível para o Linux) ou Chrome e você conseguirá carregar teu certificado.
Referencias:
1 – KAMARADA: Configurando certificado digital no navegador Google Chrome / Chromium Disponível em https://kamarada.github.io/pt/2019/09/26/configurando-certificado-digital-no-navegador-google-chrome-chromium/#.YB0zWnWE6Tc. Acesso em 05 fev. 2021.
Assuntos relacionados:
Assuntos Relacionados:
Sobre o Autor